Óculos de Sol: proteção contra os raios ultravioletas

Os óculos de sol são a melhor alternativa para proteger os olhos dos raios ultravioletas, mas nem todo mundo leva isso em conta. Isso porque poucas pessoas entendem o quanto os raios solares podem danificar nossa visão.

Os óculos de sol são a melhor alternativa para proteger os olhos dos raios ultravioletas, mas nem todo mundo leva isso em conta. Isso porque poucas pessoas entendem o quanto os raios solares podem danificar nossa visão.

Todos os dias, mesmo nos mais dublados do ano, nossos olhos são diretamente afetados pela exposição aos raios UVA e UVB. Essa exposição, com o tempo, é causadora de diversas doenças oculares.

Por isso, pensar em proteção UV é uma questão de saúde e qualidade de vida. Os raios solares afetam os olhos pouco a pouco e, geralmente, quando os sintomas aparecem, a situação já está crítica.

É importante pensar na saúde dos olhos e utilizar óculos de sol diariamente, mesmo nos dias em que não se nota a presença solar em alta. Esse cuidado diário pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Continue lendo e saiba quais são os raios ultravioletas emitidos pelo Sol, quais as principais doenças provenientes dos raios UV e como proteger os olhos com estilo e segurança. Confira!

Radiação Ultravioleta

Fonte: Pixabay

Os raios ultravioletas são produzidos e emanados pelo Sol, alcançando nossa atmosfera e afetando diretamente nossa saúde. Como são invisíveis, não os enxergamos, mas podemos sentir seu impacto em nossa saúde.

O Sol produz e emana três tipos de raios ultravioletas:

  • Raios UVA;
  • Raios UVB;
  • Raios UVC.

Os raios UVC são completamente bloqueados através da camada de ozônio que envolve o planeta Terra, por isso, não chega até nós. No entanto, as duas primeiras opções não são bloqueadas da mesma forma e acabam nos afetando diretamente.

Raios UVA

Os raios UVA representam 95% dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol e são os mais preocupantes para nossa saúde. Eles são responsáveis por doenças como câncer de pele, envelhecimento precoce da pele, manchas dermatológicas e, claro, afetam a retina dos nossos olhos.

É importante frisar que esse tipo de raio não é absorvido pela nossa pele somente em dias de Sol. Na verdade, os raios UVA estão presentes diariamente, mesmo que seja um dia nublado ou chuvoso.

Raios UVB

Os raios UVB possuem horário para atingir nossa pele e representam apenas 5% da radiação solar. Eles são superficiais e não penetram a pele de forma tão profunda quanto os UVA.

Esse tipo de radiação é a causadora de queimaduras na pele quando ficamos expostos ao sol em um dia quente. Geralmente se intensificam entre as 9 horas da manhã e as 15 ou 16 horas da tarde, quando o Sol está mais ativo durante o dia e bem posicionado.

Qual deles afeta a saúde dos olhos?

Talvez você esteja se perguntando: qual raio ultravioleta afeta a saúde ocular? Os raios UVA ou os raios UVB? A resposta para essa pergunta é que os raios UV são danosos à saúde de nossos olhos.

Esses dois tipos de raios ultravioletas que ultrapassam a camada de ozônio afetam a saúde de nossos olhos. Por isso, é importante aprender a se proteger contra os efeitos nocivos da exposição a eles.

Exposição dos olhos aos raios Ultravioletas

Fonte: Pixabay

A exposição dos olhos aos raios ultravioletas são prejudiciais à nossa saúde ocular. Quem nunca ouviu dizer que olhar diretamente para o Sol pode fazer mal à saúde dos olhos?

Isso acontece porque os raios solares acabam passando pela córnea, prejudicando a retina e o cristalino. O excesso de exposição pode causar uma degeneração macular irreversível.

Por isso, é importante fazer uso de óculos de sol com proteção UV. Essa é a melhor alternativa para garantir a proteção diária de nossos olhos perante os impactos dos raios solares.

Efeitos Raios UVA e UVB nos olhos

Os raios UVA e UVB afetam nossa visão e fazem isso de maneiras diferentes. Ambos podem acabar prejudicando a saúde de nossos olhos em conjunto, causando danos para toda a vida.

  • Raios UVA: conseguem penetrar as camadas mais profundas de nossa estrutura ocular;
  • Raios UVB: danificam os responsáveis pelo recebimento de luz em nossos olhos, prejudicando a córnea e o cristalino do olho. 

É importante frisar que os efeitos nocivos dos raios ultravioletas são sentidos com o passar do tempo, já que dia após dia, eles vão danificando a qualidade de nossa visão. 

Doenças causadas por exposição ocular aos raios ultravioletas

Diversas doenças oculares podem ser causadas por conta da exposição aos raios solares sem utilização de óculos de sol adequados. Dentre as principais doenças, podemos citar:

  • Câncer da conjuntiva: membrana transparente que reveste os olhos;
  • Pinguécula: entre a conjuntiva dos olhos;
  • Pterígio: Fibrose em nossa conjuntiva;
  • Ceratite: conhecida como inflamação da córnea;
  • Catarata: opacificação do cristalino dos olhos;
  • Degeneração do vítreo: parte que mantém a forma esférica dos olhos;
  • Retinopatia solar: conhecida como queimadura da retina dos olhos;
  • Degeneração macular: degeneração da visão central, causada principalmente pelos raios UVA.

Você sabia que existem todas essas doenças oculares? E boa parte delas é causada sumariamente pelos raios UV, danificando a visão pouco a pouco, em um processo constante.

Óculos de sol: mais do que estilo, proteção contra os raios ultravioletas 

Fonte: Pixabay

Os óculos de sol podem ser um grande aliado na hora de montar um look com estilo, mas na realidade, eles são bem mais importantes do que qualquer simples acessório. 

Embora seja peças estilosas e representativas no mundo da moda, sua função principal é proteger os olhos dos raios UV. Nesse caso, eles são a maneira mais prática, eficaz e segura de garantir a proteção ocular. 

Para isso, é preciso sair de casa sempre com óculos de sol, até mesmo nos dias com poucos raios solares. Afinal de contas, os raios UVA nos afetam mesmo nos dias nublados.

Óculos de sol ideal 

Para garantir a proteção dos olhos utilizando óculos de sol, é importante levar em conta e analisar alguns fatores para fazer a melhor escolha. Dentre os principais cuidados, podemos ressaltar:

  • Se certificar de que os óculos possuem proteção UVA e UVB;
  • Verifique se eles possuem a cor de lente certa para suas necessidades diárias;
  • Considere o formato do rosto na hora de fazer a escolha.

Dessa maneira, é possível escolher a alternativa que mais combina com você, além de garantir o principal: a saúde dos seus olhos e a proteção contra os raios ultravioletas.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *